Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Mercado e acessibilidades

por Virgilio Alves, em 07.09.13

Já antes havia escrito que “se poderia aproveitar a Vázea Grande como uma verdadeira Praça do Município, ocupando a Câmara Municipal o complexo do Convento de São Francisco”, que até se poderia, num horizonte a longo prazo, “equacionar a construção dum parque subterrâneo” e que “embora mais difícil de conseguir dado o enorme esforço de negociação com a CP e a Rodoviária, a remodelação da Central de Camionagem, da Estação de Tomar e da Praça de Táxis, de forma a harmonizar a fachada dos dois edifícios, melhorar substancialmente a Central de Camionagem, desviando a entrada e saída dos autocarros pela lateral e criando uma praça de táxis mais bem organizada”.

 

 

 

Porém, ainda não me tinha ocorrido outra ideia, que apesar de rebuscada me parece fazer algum sentido, digo rebuscada já que a mesma não se enquadra nos actuais moldes de pensamento que vigoram na sociedade tomarense. Mas, abstraindo-nos disso, trago à consideração o seguinte exercício: Quando actualmente se debate os problemas da mobilidade sustentável, dos benefícios, tanto ambientais como económico-sociais, dos transportes públicos e, por cá, se debate o futuro do Mercado Municipal, sabendo nós que tal valência deve ficar bem enquadrada no sistema de mobilidade urbana, porque não a transferência do Mercado Municipal para os terrenos contíguos à Estação de Tomar?

 

 

Porquê ao lado da Estação de Tomar?

 

 

De facto, se em vez de se optar por manter o actual edifício se optasse pela construção dum novo, moderno e, consequentemente, mais funcional mercado, adaptado às novas realidades económicas e até mesmo turísticas, o mesmo deveria ser também instalado num espaço que observe as seguintes características:

 

  1. Ter área suficiente para a sua dimensão estrutural
  2. Estar localizado numa área nobre da cidade
  3. Estar bem situado e bem servido de transportes e acessibilidades

 

Grande parte dos vendedores e compradores do mercado é oriunda das freguesias rurais, dessa forma, se o Mercado Municipal se situasse mesmo ao lado dos terminais ferroviários e rodoviários os seus utentes beneficiariam dessa situação, promovia-se o transporte colectivo, que deve ser promovido como alternativa ao trânsito em Tomar, bem como, ao mesmo tempo, continuaria a servir a cidade, já que a sua localização é, igualmente, bem servida no quadro da mobilidade urbana da cidade, muito mais tendo em conta a nova Ponte do Flecheiro, por fim, se a este exercício lhe somássemos as restantes intervenções por mim sugeridas (a de tornar a Várzea Grande na Praça do Município) então teríamos não só os edifícios da administração pública, da justiça, religiosos, de transportes e escolares mas também, um dos símbolos da economia local, o Mercado Municipal, tornando aquela várzea, a praça de excelência de Tomar, junto às portas mais “emblemáticas” da cidade, sem no entanto se poder considerar como fora do centro, relativamente perto das principais artérias e bem servida de estacionamento.

 

É um exercício de pensamento que, penso fazer algum sentido, mesmo que ainda atravessemos o marasmo económico circunstancial.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:19




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2008
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2007
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2006
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D